ALUNOS VISITAM O PORTO DO PECÉM DENTRO DA DISCIPLINA “FUNDAMENTOS DE GESTÃO PORTUÁRIA”

O curso de Gestão Portuária da Faculdade Ateneu Pecém, realizou uma visita técnica ao Porto do Pecém a fim de mostrar na prática como funciona a operações e a logística de carregamento e transporte de produtos. Isso, desde a descarga no pátio e no Terminal de Múltiplo Uso, até que seja embarcado no navio.

Visita ao Pecém - 3

A turma estava composta pelos alunos de 1º e 2º semestre da disciplina de fundamentos de Gestão Portuária, que puderam minuciosamente acompanhar todas as operações desde a entrada dos produtos no gate (portão) principal, passando pela balança de pesagem até a sua distribuição em cada parte do porto para demais atividades executadas como liberação dos Órgãos intervenientes e Receita Federal do Brasil.

Na ocasião, foram apresentados todos os píeres de atracação dos navios e cada serviço realizado para a melhor prática da logí­stica e operação.

Neste dia da visita estava tendo operações de placas de aço da CSP e descarga de minério de ferro também para a CSP, foi mostrado como é realizado cada etapa do processo destas operações. Foi feito a visita no pí­er 08 onde estava composto o equipamento STS de contêineres que fez com que a companhia pudesse dar um salto em suas operações de carga e descarga.

Os jovens também conheceram os veículos usados para cada atividade e operações no porto, bem como os veículos especializados no transporte de cada segmento, e as particulares cargas que eles deslocam: placas de ação, minério de ferro, pás eólicas, contêineres, siderúrgicos, bobinas, cargas especiais.

Confira imagens da visita ao Porto do Pecém, realizada em 13 de maio das 9:00h às 12:00h.

Visita ao Pecém - 2