Administração

 

 Curso de Gradução  Bacharel em Administração

 

Reconhecimento de curso:  Portaria Messejana 703 de 19 de dezembro de 2013.
Reconhecimento de curso:  Portaria Ant.Bezerra 332 de 5 de fervereiro de 2015.
Reconhecimento de curso:  Portaria Pecém 212 de 17 de maio de 2013.

Turno: Noite | Grau: Bacharelado | Duração: 4 (quatro) anos

Coordenação Unidade Pécem:
Profa. LUCIANO BALULA CARDOSO

Currículo Resumido
MissãoObjetivosPerfil do EgressoHabilidadesCorpo DocenteEstrutura Curricular AnteriorEstrutura Curricular 2012.1
A missão do curso de administração da Faculdade Ateneu é capacitar profissionais em administração, para a tomada de decisões no ambiente organizacional, utilizando competências técnicas e empreendedoras, adaptadas às mudanças e aos desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho local, regional e nacional.
O objetivo geral do Curso de Administração da Faculdade Ateneu – FATE – é proporcionar a formação de profissionais com competências na área da administração para dirigir organizações com o objetivo de obter transformações sócio-econômicas, político-administrativas, tecnológicas e culturais na sociedade.Para que haja uma integração dessa formação profissional com o contexto econômico regional e local, o curso deverá prover meios para:
– Estimular o espírito empreendedor, criativo e investigador;
– Desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as atividades econômicas e expansão da região;
– Assegurar um forte compromisso social, responsabilidade profissional e postura ética;
– Propiciar ao graduando a capacidade de analisar situações, problemas e propor soluções embasadas em teorias e vivências práticas;
– Estimular a vocação e habilidades dos graduandos para a escolha de uma especialização técnica.
O egresso do curso de Administração da FATE será formado para interagir profissionalmente com as seguintes orientações:
– Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
– Formação humanística, científica e técnica;
– Capacidade empreendedora e adaptativa;
– Capacidade para o trabalho em equipe;
– Atuação nas áreas determinadas pelo currículo mínimo obrigatório, com ênfase para a gestão de pequenos negócios, indústrias e prestação de serviços;
– Atuação preventiva, reconhecendo problemas e definindo soluções, promovendo mudanças organizacionais adequadas;
– Desempenho do exercício profissional de forma eficaz e efetiva demonstrando equilíbrio emocional;
– Domínio de técnicas gerenciais;
– Compreensão dos fenômenos econômicos, financeiros e de mercado;
– Desenvolvimento das habilidades tendo em vista a formação nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Produção, Finanças, Material e Patrimônio.
Neste contexto o Curso de Graduação em Administração da FATE deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
– Reconhecer e definir problemas, elaborar soluções, pensar estratégica, proativa e preventivamente, implementar modificações no processo produtivo, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
– Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
– Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
– Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
– Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
– Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
– Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
– Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Alfredo Saboya Dias Lopes

Antônio Pereira Neto

Carlos Henrique de Araújo

Cibelli de Sá Pinheiro Nobre

Divaldo Aderaldo Filho

Francisca Andra Silva Oliveira

Geraldo Sinval da Silva

Hector Dave Orrillo Ascama

Ismael de Oliveira Brasileiro Filho

Jeimes Mazza Correia Lima

João Carlos Rodrigues da Silva

José Ari Cosme de Lima Maciel Filho

Karen Bomfim Hyppolito

Leonardo Souza Vilela

Luciano Balula Cardoso

Lucicleide de Souza Barcelar

Maria Estela Aparecida Giro

Michele Aragão Fernandes

Paulo César Ferreira Viana

Patrícia Maia Cordeiro Dutra

Williansmar Heleno Bezerra

Wladson de Queiroz Alcântara

Filosofia, Lógica e Ética nos Negócios
Metodologia da Pesquisa Científica
Matemática
Psicologia das Organizações
Introdução à Administração
Economia de Empresas
Instituições de Direito Público e Privado
Introdução à Computação
Introdução à Contabilidade
Sociologia das Organizações
Contabilidade de Custos
Legislação Social e Trabalhista
Português Instrumental
Teoria Geral da Administração
Estatística Aplicada
Matemática Comercial e Financeira
Administração de Marketing I
Administração da Produção
Gestão de Sistemas de Informação
Gestão Integrada de Pessoas I
Administração de Marketing II
Administração Financeira e Orçamentária I
Logística Empresarial
Organização, Sistemas e Métodos
Gestão Integrada de Pessoas II
Administração e Elaboração de Projetos
Administração Financeira e Orçamentária II
Administração Estratégica
Comunicação Corporativa
Gestão de Pequenas e Médias Empresas
Eletiva I
Consultoria Empresarial
Comércio Exterior
Pesquisa de Mercado
Estágio Supervisionado I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Eletiva II
Análise de Conjuntura
Economia Brasileira e Integração
Gestão da Qualidade e Produtividade
Estágio Supervisionado II
Trabalho de Conclusão de Curso II

Sub-total: 490
Atividades complementares: 225
Total: 3000

Administração da Produção I
Administração da Produção II
Administração de Marketing I
Administração de Marketing II
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária II
Atividades Complementares I
Atividades Complementares II
Atividades Complementares III
Atividades Complementares IV
Atividades Complementares V
Atividades Complementares VI
Atividades Complementares VII
Atividades Complementares VIII
Comunicação Oficial
Contabilidade de Custos
Direito Empresarial
Disciplina Optativa I
Disciplina Optativa II
Economia de Empresas
Elaboração e Avaliação de Projetos
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estatística Aplicada
Estratégia Empresarial
Filosofia, Lógica e Ética
Fundamentos de Marketing
Fundamentos Logísticos
Gestão da Qualidade e da Produtividade
Gestão de Pequenas e Médias Empresas
Gestão de Sistemas de Informação
Gestão Integrada de Pessoas I
Gestão Integrada de Pessoas II
Informática Aplicada
Instituições de Direito Público e Privado
Introdução à Administração
Introdução à Contabilidade
Jogos de Empresa
Legislação Social e Trabalhista
Matemática
Matemática Financeira
Metodologia da Pesquisa Científica
Organização, Sistemas e Métodos
Pesquisa de Mercado
Psicologia das Organizações
Sociologia das Organizações
Tecnologia e Inovação
Teoria Geral da Administração
Tópicos Especiais em Administração I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Análise de Conjunturas Social, Política e Cultural
Análise de Custos
Comércio Exterior
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Mercado Financeiro
Métodos Quantitativos
Negociação
Tópicos Especiais em Administração II
Tópicos Especiais em Gestão Financeira I
Tópicos Especiais em Marketing I


INSCRIÇÕES ABERTAS