Matemática

 

Informações GeraisGrade CurricularMissãoObjetivosPerfil do EgressoCorpo Docente

Sobre o Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática

Portarias:
Portaria Autorização – 354 52 de 24/04/2017 – Online

Modalidade
100% a Distancia

Grau
Licenciatura

Duração:
4(quatro) anos

Grade Curricular do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática

– MATEMÁTICA BÁSICA I – CONJUNTOS RELAÇÕES E FUNÇÕES
– INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
– ÁLGEBRA MATRICIAL – MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES
– GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA E CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
– PLANEJAMENTO DE CARREIRA
– LIBRAS
– GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA
– DIDÁTICA
– PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
– GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL
– MATEMÁTICA BÁSICA II – TRIGONOMETRIA
– CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL I
– GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL
– PRATICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA I
– PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
– ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE I
– ÁLGEBRA LINEAR
– LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDATICO
– FÍSICA GERAL
– CALCULO NUMÉRICO
– TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMATICA
– CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL II
– MATEMÁTICA BÁSICA III – NÚMEROS COMPLEXOS E POLINÔMIOS
– PRATICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II
– INTRODUÇÃO A TEORIA DOS NÚMEROS
– INTRODUÇÃO A ANALISE DA RETA
– VARIÁVEIS COMPLEXAS
– ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
– EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E ORDINÁRIAS
– ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE II
– CALCULO DIFERENCIAL INTEGRAL III
– SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
– METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
– ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
– MULTICULTURALISMO DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
– PRATICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA III
– MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA
– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
– ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
– TÓPICOS DE MATEMÁTICA APLICADA

Missão do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática

O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes que consigam conectar o eixo pedagógico com o eixo matemático, a fim de potencializar seu papel de agente transformador, bem como contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico gerando e construindo novos conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida da população.

Objetivo do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática

Objetivo Geral

Fornecer ao licenciado uma formação geral em Matemática mediada pela pedagogia do ensino de Matemática que possibilite exercer a docência e a pesquisa no ensino básico, vinculados às práticas pedagógicas numa visão crítica-reflexiva, criativa, humanística e ética, desenvolvendo uma ampla visão de seu papel social de educador e capacidade para atuar criticamente em diversas realidades, compreender a contribuição da aprendizagem da matemática ao processo de formação dos indivíduos para o exercício pleno de sua cidadania e que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos e ter consciência de seu papel na superação dos problemas presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

Objetivos Específicos

Auxiliar na implementação de propostas curriculares que propiciem a articulação entre teoria e prática, visando à formação de um ser humano preocupado com as transformações sociais e com os novos conhecimentos produzidos;

  • Identificar as diversas áreas de atuação do profissional licenciado em Matemática;
  • Ter capacidade de raciocínio lógico;
  • Compreender os conceitos fundamentais da Matemática;
  • Aplicar os conceitos Matemáticos na resolução de problemas contextualizados;
  • Contribuir para a gestão de unidades escolares;
  • Acompanhar a evolução do conhecimento científico e suas implicações na sociedade;
  • Identificar potencialidades em novas ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem;
  • Analisar materiais didático-pedagógicos, identificando fragilidades e potencialidades;
  • Conhecer a Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
  • Conhecer as leis que regem as Diretrizes Nacionais de Educação.

Perfil do Egresso do Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Licenciatura em Matemática destacam que os egressos desse curso deverão possuir:

  • Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
  • Nós acrescentamos ainda a este perfil que os egressos do nosso curso de Licenciatura em Matemática sejam também capazes de:
  • Dominar o conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência da importância desta ciência, assim como dominar o conhecimento das suas aplicações em diversas áreas e metodologias para ensiná-las.
  • Perceber o quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática importam para o exercício pleno da cidadania;
  • Possuir familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino, diversificados, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa da
  • Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada;
  • Ser capaz de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a desenvolverem-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno;
  • Dominar a forma lógica, característica do pensamento matemático e conseguir compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos discentes em relação à Matemática;
  • Trabalhar de forma integrada com os professores de sua área e de outras áreas no sentido de contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de sua escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar aos seus alunos.

Corpo Docente Curso de Graduação
Licenciatura em Matemática

Em breve.


INSCRIÇÕES ABERTAS